Clarice Saliby é documentarista e atua no mercado cinematográfico em diversas funções desde 2003. Diretora, pesquisadora, roteirista e montadora do curta-metragem documentário “Efeito Casimiro”, que conta a história do woodstock ufológico ocorrido em Casimiro de Abreu (RJ), em 1980. O curta estreou no Festival do Rio de 2013 e participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais. Vencedor de 8 prêmios, entre eles o de melhor documentário curta-metragem no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2015.
Diretora, pesquisadora e roteirista do longa-metragem documentário “Boa Noite”, um retrato íntimo do locutor Cid Moreira. Produzido pela Tvzero, o filme estreou na Seleção Oficial do Festival Internacional de Documentário “É Tudo Verdade 2020”.
Assina roteiro, pesquisa e codireção do longa-metragem documental “Invencíveis”, em parceria com Vitor Leite, produzido pela Tvzero e com estreia prevista para 2023.
Assina também o roteiro da série documental “O Caso Escola Base” junto com o diretor Paulo Henrique Fontenelle (estreia em 2022 no Canal Brasil). Produtora Executiva do documentário longa-metragem “Coração Vagabundo” de Fernando Grostein Andrade (2008) sobre a turnê internacional “A Foreign Sound”, de Caetano Veloso.
Como coordenadora de núcleo de programas no Canal Futura (Fundação Roberto Marinho), supervisionou inúmeras produções documentais de produtoras renomadas como: Pindorama Filmes, Giros Produções, Ocean Films, Bossa Nova Films, Conspiração Filmes, Panorâmica, Cinegroup, etc.
Mestre em Comunicação na Escola de Comunicação da UFRJ com pesquisa no campo do cinema documentário. O livro baseado em sua pesquisa sobre a relação do tabu da morte com o cinema documentário será lançado em 2022. Doutoranda em filosofia na UERJ com pesquisa sobre a Umbanda como filosofia de re-existência. Ministra aulas em cursos de roteiro e documentário na Universidade Veiga de Almeida e Academia Internacional de Cinema.