Simplício Neto

20161222_165629

 

Diretor, roteirista, pesquisador e professor de Cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Academia Internacional de Cinema e na ESPM Rio. É, também, membro da SOCINE.

Dirigiu o curta “Coruja” (Premiado nos Festivais do Rio, Gramado, Vitória, Cuiabá, e Miami em 2001), e o longa “Onde a Coruja Dorme” (Premiado no “É tudo Verdade” e na Jornada de Cinema da Bahia, lançado nos cinemas em 2012). Estreou seu segunda longa, “Carioca era umRio”,  no Festival do Rio de 2013 (Menção Honrosa na 4a. MostraEcofalante de Cinema Ambiental-SP e Seleção Oficial do Festival Internacional “Cinema Planeta”, no México.

Suas pesquisas acadêmicas foram publicadas como artigos na Doc Online, revista portuguesa voltada para teorias do documentário, e na Directory of Cinema, série britânica sobre cinema. Além disso, escreveu os roteiros dos programas “Revista do Cinema Brasileiro”, “Via TV”, “Afinando a Língua”, “Cine Conhecimento”, “Lugar Incomum”, “Arte Com Sérgio Britto” e “Arte do Artista”, todos de televisão. É o autor e atuou nas peças de teatro “A Re-volta de Charles” e O Procrastinador”.

Editou e roteirizou o documentário “Dib”, premiado no Rio Cine Festival e na Jornada da Bahia, e o longa de ficcção “As Aventuras de Bliu na Cidade Perdida”, vencedor do prêmio “Cara Liberdade”. Redigiu e foi co-curador do site “Porta Curta Petrobras” e editor dos livros catálogos das mostras de cinema “Os Múltiplos Lugares de Roberto Farias” e “Cineastas e Imagens do Povo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>